Aprenda como fazer um arroz dos deuses. Fonte: Pinterest
Pratos

Arroz: Receita Fácil e Dicas Para Deixá-lo Soltinho e Gostoso

O arroz costuma ser o acompanhamento perfeito para muitas refeições, no entanto, quando bem-feito ele pode se transformar no protagonista da mesa. Afinal, é difícil resistir a um delicioso arroz branquinho e soltinho, não é verdade?

Logo, se você sempre quis aprender como fazer arroz branco soltinho dos deuses, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Receitas vamos compartilhar um passo a passo rápido e simples de como preparar um delicioso arroz, assim como, dividir dicas e segredos de como prepará-lo com perfeição. Surpreenda familiares e amigos!

Veja também: Batata Gratinada: Receita Deliciosa Para Fazer em Casa

Aprenda como fazer arroz branco soltinho

Se tem uma refeição que é capaz de unir o Brasil de norte a sul é o arroz. Presente em diferentes refeições, os grãos podem ser servidos como acompanhamento ou como prato principal, seja em forma de risoto ou arroz de forno, por exemplo.

No entanto, conhecer a base da receita do arroz é fundamental até para alçar novos sabores e assim se aventurar em pratos mais completos e diferenciados. Nesse contexto, separamos abaixo um passo a passo simples de como fazer arroz branco.

Aprenda como fazer um arroz dos deuses. Fonte: Pinterest

Arroz branco e soltinho

O arroz branco é um ingrediente muito versátil que pode acompanhar diferentes refeições.
Tempo Preparo 5 mins
Cozimento 20 mins
Tempo Total 25 mins
Refeição Almoço/Jantar
Cozinha Brasileira
Serve 6 porções

Ingredientes
  

  • 2 xícaras de (chá) de arroz lavado
  • 4 xícaras de (chá) de água fervente
  • 2 dentes de alho (amassado)
  • Metade de uma cebola média (picada)
  • Azeite
  • Sal à gosto

Modo de Preparo
 

  • Primeiro, refogue o dente de alho amassado e a cebola picada no azeite;
  • Depois, acrescente o arroz e deixe fritar por cerca de 30 segundos;
  • Adicione o sal, mexa bem a panela e seguidamente acrescente a água fervente;
  • Abaixe o fogo e deixe o arroz cozinhar até a água quase secar;
  • Tampe a panela parcialmente e aguarde cerca de 20 minutos antes de servir.
Palavras chaves Como fazer arroz, Como fazer arroz branco soltinho

É preciso lavar o arroz?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam não é necessário lavar o arroz antes da sua preparação. Isso porque, ao lavarmos o arroz ocorre uma perda de nutrientes que podem de fato fazer falta ao nosso organismo. 

Além disso, como o arroz é um grão seco e não conduz bactérias sua lavagem acaba não sendo de fato necessária, mesmo porque a água fervente do cozimento irá eliminar qualquer organismo que possa estar presente.

Qual a quantidade de arroz por pessoa?

O grão de arroz triplica o seu tamanho depois de cozido. Por esse motivo, caso o arroz seja servido como prato principal a quantidade para uma pessoa é de ½ de xícara de chá de arroz cru (aproximadamente 100 g).

Agora, caso o arroz seja servido como acompanhamento de outro prato, a quantidade para uma pessoa é de ¼ de xícara de chá de arroz cru (aproximadamente 50 g).

Antes de definir a quantidade por pessoa saiba que o grão de arroz triplica o seu tamanho depois de cozido. Fonte: Pinterest
1. Antes de definir a quantidade por pessoa saiba que o grão de arroz triplica o seu tamanho depois de cozido. Fonte: Pinterest

O que fazer para o arroz ficar soltinho?

A preparação do arroz apesar de simples requer alguns cuidados especiais, afinal ninguém merece comer grãos empapados, não é mesmo? 

Logo, para evitar que ele fique grudado procure não mexer com uma colher o arroz durante as etapas de cozimento. Neste caso, basta balançar suavemente a panela de vez em quando para que os grãos se separem.

Contudo, se ao final do processo de cozimento os grãos estiverem ainda aguados a dica é levá-los por até 10 minutos ao forno espalhados sobre uma assadeira para secar.

Agora que você já sabe como fazer um delicioso arroz branco soltinho, que tal acrescentar mais alguns ingredientes especiais a receita e assim dar vida a um delicioso prato de arroz à grega? Garanto que você vai se apaixonar por essa refeição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating