Receita de canjica prática e cremosa. Fonte: Marola com Carambola
Sobremesas e Doces

Canjica: Receita Cremosa e Prática que Todos Vão Amar

Conhecida como mungunzá ou mingau de milho branco, a canjica é uma sobremesa que marca presença nas festas juninas. Parceira perfeita para os dias mais frios do ano, a canjica quentinha quando bem preparada certamente deixa qualquer um com água na boca.

Logo, se você é fã dessa sobremesa e deseja aprender como fazer receita de canjica, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Receita vamos compartilhar um passo a passo simples de como preparar uma deliciosa canjica cremosa. Confira e se delicie com essa iguaria doce!

Veja também: Pudim de Leite Condensado: Receita Deliciosa com Calda de Caramelo

Aprenda como fazer canjica cremosa

A canjica apesar de ser muito amada em vários cantos do Brasil, saiba que essa sobremesa não é de origem brasileira, mas sim fruto de uma herança cultural vinda da África.  Segundo registros na história, a canjica era uma especiaria muito consumida pelos escravos, uma vez que os grãos de milho eram mais baratos e fáceis de preparar. Mas, canjica como fazer simples?

Receita de canjica prática e cremosa. Fonte: Marola com Carambola

Canjica

Conhecida como mungunzá ou mingau de milho branco, a canjica é uma sobremesa que marca presença nas festas juninas.
Tempo Preparo 10 mins
Cozimento 50 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição doce
Serve 20 porções

Ingredientes
  

  • 1/2 pacote de canjica branca (250 g)
  • 500 ml de leite
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de creme de leite
  • Água para cozinhar a canjica até cobrir
  • Canela em pó

Modo de Preparo
 

  • Pegue a canjica de molho (de um dia para o outro) e retire a água do recipiente;
  • Separe uma panela de pressão, coloque a canjica e cubra os grãos com água. Nesta etapa, deixe a canjica cozinhar por cerca de 20 minutos ou até que ela fique bem molinha;
  • Assim que a canjica estiver cozida “molinha”, acrescente 500 ml de leite e deixe ferver bem;
  • Seguidamente acrescente o açúcar e a lata de leite condensado e mexa bem;
  • Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e mexa bem;
  • Por fim, despeje a canjica em um pirex e polvilhe a canela em pó.
Palavras chaves canjica cremosa, como fazer canjica, receita de canjica

Etapa importante: Amoleça os grãos da canjica em água

Mas, afinal, canjica como cozinhar? Antes de iniciar a receita é importante que você deixe a canjica imersa na água, de um dia para o outro (mais ou menos por 12 horas), para que os grãos possam amolecer.

Qual a diferença entre canjica branca e amarela?

É possível encontrar tanto a canjica branca como a amarela no mercado. Essa variação de cor ocorre de acordo com a época de colheita e seleção do milho. Os grãos em tom amarelo são mais utilizados no preparo de bolos, enquanto os grãos em tom branco são mais utilizados no preparo da canjica tradicional.

Conheça 3 benefícios da canjica para a saúde

Com base em uma publicação do blog do Ministério da Saúde, há muitos motivos pelos quais você deveria considerar a canjica na sua alimentação. Confira abaixo 3 benefícios da canjica para a saúde.

  • Rica em ácido fólico: também conhecido como vitamina B9, é um dos nutrientes que mais se destacam na canjica. Esse nutriente além de auxiliar na produção de glóbulos vermelhos, ajuda a prevenir doenças cardíacas;
  • Fonte de carboidratos: os grãos de canjica são fonte de carboidratos e além de fornecer energia para as nossas atividades também ajudam a nutrir as células do sistema nervoso central;
  • Rica em fibras: a canjica é rica em fibras e contribui para reduzir a prisão de ventre, facilitando um trânsito intestinal.

Agora que você já sabe como fazer uma deliciosa receita de canjica cremosa, aproveite sua visita em nosso blog e aprenda como fazer Gelatina Colorida: 2 Receitas Divertidas para Fazer Com as Crianças. Garanto que os pequenos vão adorar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating