Os churros transbordam gostosura. Fonte: Receitas da Hora
Sobremesas e Doces

Churros: Receita Simples e Deliciosa com Sabor de Infância

Massa saborosa envolvida por uma casquinha crocante, polvilhada com açúcar e canela e finalizada com um delicioso e cremoso recheio: sim, os churros são verdadeiras obras de arte da culinária.

Então, se você já é fã de churros: prepare-se! Neste post, nós da Viva Receitas vamos compartilhar um passo a passo simples de como fazer churros em casa que certamente fará seu estômago roncar sonoramente. Aprecie sem moderação!

Veja também: Pipoca de Leite Ninho: Receita Simples Para Se Deliciar

Aprenda como fazer churros simples na cozinha

O churros é o tipo de comida, sobremesa, lanche de origem espanhola que pouco a pouco foi conquistando seu espaço em diferentes países da América, mais especificamente no Brasil.

Além de delicioso, os churros são muito democráticos visto que sua massa pode vir acompanhada tanto de recheios salgados como doces. Na categoria dos doces, por exemplo, os sabores mais tradicionais são os de chocolate e doce de leite, mas atualmente é possível encontrar muitas variações.

Os churros transbordam gostosura. Fonte: Receitas da Hora

Churros

O churros é um prato de origem espanhola que pouco a pouco foi conquistando seu espaço em diferentes países da América, mais especificamente no Brasil.
Tempo Preparo 20 mins
Cozimento 20 mins
Tempo Total 40 mins
Refeição aperitivo, doce, sobremesa
Cozinha Espanhola
Serve 20 porções

Ingredientes
  

  • 1 e ½ xícara de (chá) de leite
  • ½ xícara de (chá) de água
  • 2 colheres de (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras de (chá) de farinha de trigo
  • Sal a gosto
  • Açúcar a gosto para polvilhar
  • Canela a gosto para polvilhar
  • Óleo para fritura

Modo de Preparo
 

  • Separe uma panela e adicione leite, a água, a manteiga e o sal;
  • Depois que o leite ferver, adicione a farinha de trigo e com o auxílio de uma colher mexa rápido até que a massa solte do fundo da panela;
  • Aguarde a massa esfriar um pouco;
  • Depois coloque a massa de churros em um saco de confeiteiro com o bico pitanga e faça tirinhas com a massa;
  • Separe uma panela com óleo, acenda o fogo e assim que o óleo esquentar adicione as tirinhas e frite a massa de churros;
  • Assim que a massa de churros dourar retire-as da panela e coloque-as sobre um papel toalha para retirar o excesso de óleo;
  • Por fim, misture o açúcar e a canela e depois passe sobre os churros fritos.

Observações

  • No momento em que você estiver fazendo o churros receita procure utilizar um saco de confeiteiro resistente, pois a massa de churros não é muito mole.
  • Para a composição dos recheios a dica é soltar a imaginação: Na categoria dos doces você pode apostar nos sabores de doce de leite, brigadeiro, beijinho, mousse de maracujá, nutella e creme de limão. Já na categoria do salgados você pode apostar nos sabores de queijo cheddar, catupiry, frango, atum ou algum outro de sua preferência.
Palavras chaves churros receita, como fazer churros, massa de churros, receita de churros

Como evitar a explosão da massa de churros durante as etapas de fritura?

A receita de churros é basicamente feita com uma massa que é cozida duas vezes. Primeiro, se cozinha o leite, a água, a manteiga, o sal e a farinha de trigo. Por fim, assim que a massa estiver pronta, frita-se o churros novamente. No entanto, é nessa última fase de fritura que normalmente ocorre a explosão do churros dentro da panela com óleo. 

Mas, como evitar a explosão da massa de churros durante a fritura? Entenda que a explosão do churros no momento da fritura ocorre devido a presença de água na massa do churros. Por sua vez, para evitar a presença de água na massa é preciso se atentar quanto as primeiras etapas da receita.

Logo, assim que a bola de massa de churros se formar na panela, a dica é continuar mexendo o recipiente sem parar em fogo baixo por mais uns 2 ou 3 minutos, para secar a massa. 

E aí, o que você achou desta receita de churros? Gostou?! Então, compartilhe nas suas redes sociais esse conteúdo saboroso para que seus familiares e amigos possam colocar em prática na cozinha.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating