Receita de risoto de camarão simples e cremoso - Foto: Papo de Casada
Pratos

Risoto de Camarão: Aprenda uma Receita Fácil e Cremosa

O risoto de camarão é aquele prato perfeito para um jantar romântico ou para um almoço em família. Super fácil de fazer, a receita de risoto de camarão é uma mistura da culinária brasileira com a culinária italiana que garante uma explosão de sabores na boca.

Além disso tudo, o risoto de camarão cremoso pode ser servido tanto como entrada quanto como prato principal, por isso, a receita risoto de camarão também é um prato que faz muito sucesso em festas de casamentos.

E se você é desses que não resiste a um risoto de camarão cremoso e está em busca de uma deliciosa receita risoto de camarão fácil de fazer você veio ao lugar certo. Abaixo, você pode conferir o passo a passo de uma receita fácil e saborosa para fazer em casa. Confira!

Veja também: Fricassê de Frango: Receita Simples e Cremosa Para Preparar em Casa

Como fazer risoto de camarão cremoso

Para um almoço de negócios, uma festa em família ou um jantar a dois, a receita risoto de camarão simples e cremoso é sempre uma boa escolha, afinal de contas, você não vai precisar sujar um monte de louça na cozinha e ainda vai ter aquele prato gostoso e quentinho para servir aos seus convidados e deixar todo mundo com gostinho de quero mais na boca. 

Por isso, confira abaixo a lista de ingredientes e aproveite para anotar o passo a passo da  receita risoto de camarão fácil.

Receita de risoto de camarão simples e cremoso - Foto: Papo de Casada

Risoto de camarão

Natalia Santos
O risoto de camarão cremoso é uma receita que pode ser servida em diferentes ocasiões como um almoço de negócios, um jantar romântico ou mesmo para uma festa de casamento.
Tempo Preparo 15 mins
Cozimento 30 mins
Tempo Total 45 mins
Refeição Almoço/Jantar
Cozinha Italiana
Serve 2 pessoas

Ingredientes
  

  • 250 gramas de camarões médios limpos e cozidos
  • 1 xícara de chá de arroz arbóreo
  • 1 unidade de cebola pequena picada
  • 1 unidade de dente de alho amassado
  • 1 xícara de chá de vinho branco
  • 1 1/2 litro de água quente
  • 150 gramas de queijo parmesão ralado
  • 2 1/2 unidades de tabletes de caldo legumes
  • 1 fio de óleo
  • 3 colheres de sopa de manteiga

Modo de Preparo
 

  • Comece a receita risoto de camarão simples dissolvendo o caldo de legumes na água quente. É importante que o caldo seja dissolvido completamente;
  • Em uma frigideira coloque uma colher de manteiga e refogue os camarões até que estejam bem rosados. Reserve-os em um embrulho de papel alumínio;
  • Em uma panela refogue o alho e a cebola no óleo até começar a ficar dourado;
  • Em seguida, adicione o arroz à panela com cebola e alho e refogue por mais ou menos um minuto;
  • Adicione o vinho branco e mexa bem até o arroz absorvê-lo quase completamente;
  • Nesse momento, você deve adicionar duas conchas do caldo de legumes e continue mexendo, adicionando mais caldo sempre que o arroz já tiver absorvido bem o líquido da panela e sem parar de mexer;
  • Após mais ou menos 20 minutos desse procedimento o arroz estará al dente, ou seja, seu risoto de camarão cremoso estará quase pronto;
  • Nesse momento, você deve desligar a panela, deixar o arroz descansar por uns 2 minutos e aí você pode adicionar as duas colheres de manteiga e o queijo ralado e misturar bem;
  • Finalize adicionando os camarões e novamente mexendo bem para que tudo fique bem incorporado;
  • Sirva em seguida
Palavras chaves receita risoto de camarão, risoto de camarão cremoso

3 Dicas para o risoto de camarão perfeito

Viu como fazer receita de risoto de camarão cremoso é fácil? Mas se você quer fazer um risoto de camarão simples perfeito é preciso seguir algumas dicas que vamos te dar abaixo.

Use o arroz certo

Você sabia que existe o arroz certo para fazer risoto? Pois é, os arrozes adequados para fazer risoto são ricos em amido que garantem aquele prato bem cremoso. Na nossa receita de risoto de camarão fácil nós te demos a dica de usar o arroz arbóreo, no entanto você também pode usar o arroz carnaroli ou o vialone nano que são ideais para preparar risotos. Mas lembre-se sempre de ficar de olho no tempo de cocção presente na embalagem, pois pode variar conforme o tipo de arroz e fabricante. 

Camarões preparados à parte

Se você quer uma receita de risoto de camarão cremoso e gostosa é preciso que os camarões sejam preparados em uma frigideira à parte, pois isso vai garantir que tanto o arroz quanto o fruto do mar tenham preservados sua textura e sabor.

Adicione o caldo aos poucos

Não pode ter pressa na hora de preparar a receita risoto de camarão, por isso, você deve deixar o arroz em fogo médio e ir adicionando aos poucos o caldo, pois isso ajudará o arroz a soltar o amido, o que vai garantir um risoto bem cremoso e também facilitará você a acompanhar o ponto de cocção do risoto.

E aí, gostou da nossa receita? Como falamos, essa receita de risoto de camarão cremoso é super fácil de fazer e pode ser servida em diferentes ocasiões, então, aproveite para reunir a família e surpreender com esse prato delicioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating