Torta de sardinha simples. Fonte: Pinterest
Peixes

Torta de Sardinha de Liquidificador: Receita Rápida Para Fazer na Cozinha

Para aqueles que desejam substituir a carne vermelha na sua próxima refeição, aqui vai uma dica especial. Que tal apostar na receita de torta de sardinha de liquidificador? Afinal, além de saudável o prato não pesa bolso, visto que o preço da sardinha, quando comparado com outros peixes rotulados como nobres como é o caso do salmão e cação, é bem mais baixo.

Logo, se você deseja surpreender o paladar de familiares e amigos com novos sabores, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Receitas vamos compartilhar um passo a passo rápido e simples de como preparar uma deliciosa receita de torta de sardinha simples de liquidificador. Confira!

Veja também: Arroz com Lentilhas: Receita Saudável e Saborosa Para Servir

Aprenda como fazer torta de sardinha de liquidificador

As sardinhas são peixes pequenos (medem aproximadamente 25 de comprimento) que vivem no mar, em grandes cardumes de forma compacta. De coloração prateada, seu nome faz referência ao local de origem – região de Sardenha, ilha localizada no Mar Mediterrâneo.

No entanto, apesar da origem desses peixes estar a uma certa distância do nosso país, é possível encontrar sardinhas da família Sardinella brasiliensis por toda a costa brasileira. Na culinária as sardinhas podem estar presentes de diferentes maneiras. Dentre os diversos pratos existentes separamos abaixo um passo a passo simples de como fazer torta de sardinha de liquidificador. Anote os ingredientes e se delicie!

Torta de sardinha simples. Fonte: Pinterest

Torta de sardinha de liquidificador

A sardinha é um peixe acessível e extremamente nutritivo, ou seja, não é porque a sardinha é mais barata que tem menos nutrientes do que peixes conhecidos como atum e salmão.
Tempo Preparo 30 mins
Cozimento 30 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição Almoço/Jantar, Lanche da tarde
Cozinha Brasileira
Serve 20 porções

Ingredientes
  

  • 2 xícaras de (chá) de leite
  • 1 xícara de (chá) de óleo
  • 3 xícaras de (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher de (sopa) de fermento em pó
  • 4 colheres de (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de (chá) de sal
  • 1 lata de sardinha em conserva de óleo escorrida
  • 1 cebola média picada
  • 3 dentes de alho picados
  • xícara de (chá) de azeitona verde picada
  • 1 colher de (sopa) de orégano
  • 1 colher de (chá) de sal
  • 1 lata de extrato de tomate

Modo de Preparo
 

  • Para a preparação da massa, pegue um liquidificador e bata todos os ingredientes (leite, óleo, ovos, farinha de trigo, queijo parmesão, sal e fermento em pó) até obter uma mistura homogênea e reserve;
  • Para a preparação do recheio, separe uma tigela e misture a cebola média picada, o óleo e 3 dentes de alho picados;
  • Seguidamente, acrescente o extrato de tomate, a sardinha, a azeitona, o orégano e sal a gosto;
  • Separe um refratário onde a torta de sardinha será montada e despeje a massa homogênea do liquidificador. Depois, com o auxílio de uma colher de sopa acrescente a mistura do recheio feito na tigela sobre a massa;
  • Por fim, asse em forno pré-aquecido a 180 ºC até dourar a massa.
Palavras chaves como fazer torta de sardinha, receita de torta de sardinha, torta de sardinha de liquidificador, torta de sardinha simples

Quais os principais benefícios da sardinha para a saúde?

A sardinha é um peixe acessível e extremamente nutritivo, ou seja, não é porque a sardinha é mais barata que tem menos nutrientes do que peixes conhecidos como cação, atum e salmão.

Para começar, a sardinha apresenta um teor maior de ômega 3 do que peixes como atum e salmão. Nutriente esse que ao ser absorvido pelo corpo, exerce uma ação anti-inflamatória e antioxidante, reduzindo por sua vez possíveis doenças cardiovasculares e infarto.

A receita de torta de liquidificador fica uma delícia. Fonte: I Heart Brazil
1. A receita de torta de liquidificador fica uma delícia. Fonte: I Heart Brazil

O ômega 3 também é benéfico ao sistema neurológico, visto que a presença dele no organismo melhora memória e tem ação antidepressiva.

Esse peixe delicioso também sai ganhando em relação ao cálcio. Isso porque, as pequenas espinhas da sardinha são ricas em cálcio que ao serem ingeridas e absorvidas pelo corpo auxiliam na preservação da osteoporose.

A proteína também é outro destaque desse peixe. Segunda nutricionistas é possível afirmar que cada 100 gramas de sardinha tem aproximadamente 32 gramas de proteína, o que equivale a um bife de carne vermelha. Incrível não é mesmo? Então, não deixe de fora a sardinha de suas refeições e sempre que possível procure incluí-la nos seus pratos.

E aí, o que você achou da torta de sardinha simples de liquidificador? Gostou?! Então, leia agora mesmo o texto Lasanha de Berinjela: Receita Fitness Com Poucos Ingredientes e acrescente no seu livro de receitas outro prato saboroso e saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating